Geoffrey Hinton Sai do google e alerta sobre perigos da IA!

Geoffrey Hinton sai do google .

By Eviatar Bach – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26477087

Geoffrey Hinton, conhecido como “Padrinho da Inteligência Artificial”, anunciou na última segunda feira 01 abril, sua saída da equipe do Google para alertar a humanidade sobre os riscos da inteligência artificial. Em sua conta no Twitter, Hinton explicou: “Saí para poder falar sobre os perigos da IA sem considerar como isso afeta o Google. O Google agiu com muita responsabilidade”. Em entrevista ao “New York Times”, ele disse: “Eu me consolo com a desculpa normal: se eu não tivesse feito isso, outra pessoa teria feito”. Com isso, Geoffrey Hinton se tornou mais um dos grandes nomes da área a defender os riscos que a Inteligência Artificial pode trazer para a humanidade.

Além disso Hinton não é o primeiro colaborador do Google a alertar sobre os riscos da Inteligência Artificial. Em julho, a empresa demitiu um engenheiro que declarou que um sistema de IA não lançado havia se tornado autoconsciente e violado as políticas de emprego e segurança de dados. Contudo, sua afirmação foi rejeitada por diversos membros da comunidade de IA.

Quem é Geoffrey Hinton.

Geoffrey Hinton nasceu em 1947, em Londres, Inglaterra, posteriormente cresceu no Canadá. Estudou Psicologia Experimental na Universidade de Edimburgo, aliás foi onde obteve o seu doutorado em Inteligência Artificial. Em 1987 se mudou para a Universidade de Toronto, onde fundou o Centro de Aprendizado de Máquina daquela instituição e é atualmente professor emérito. Hinton é reconhecido mundialmente em virtude de suas contribuições para o avanço da Inteligência Artificial. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Turing de 2018, que é como se fosse o Nobel nessa área. É membro das Sociedades Reais do Canadá, de Londres e da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos. As contribuições de Hinton para o desenvolvimento da IA estão relacionadas ao uso de redes neurais profundas, com várias camadas, que permitem que o software alcance resultados de maior precisão e complexidade.

Carta pública sobre treinamento de IA.

Hinton expressou preocupação semelhantemente às presentes na carta do Future of Life Institute (uma organização sem fins lucrativos apoiada por Elon Musk) publicada em 22 de março de 2023. Naquela carta, que já conta com mais de 27 mil assinaturas,sobretudo, de vários líderes e cientistas importantes da tecnologia, que pediram que os laboratórios de Inteligência Artificial cessassem o treinamento deste sistema, pelo menos, por seis meses.

Alguns riscos citados são:

– Riscos profundos para a humanidade e sociedade causados pela IA humana competitiva.

– A necessidade de se pausar a tecnologia para evitar efeitos catastróficos.

– A preocupação com a possibilidade de substituição dos seres humanos.

– A preocupação com as desestabilizações econômicas e políticas causadas pela IA.

Carta completa Original.

Carta completa traduzida pelo google.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e fique por dentro das melhores dicas de segurança na internet! Aproveite para melhorar a sua conexão e ficar mais seguro na web.
Duvidas criticas ou sugestões, nos envie uma mensagem clicando aqui.

Outras Notícias.