Tutorial: Enviar Backups mikrotik para o Gmail 2024.
Requisitos.
Para configurar o envio dos backups mikrotik pelo email do gmail, antes já deve ter criado uma conta no google e gerado uma senha de app para utilizar nas configurações. Caso ainda não tenha feito, veja nos artigos e videos abaixo, e se já estiver criado logo abaixo esta a configuração:
Criar conta e email google:
Gerar senha de app para o gmail.
Configurando o gmail no Mikrotik.
Com um email do gmail criado e uma senha de app em mãos, vamos iniciar a configuração.
Acesse o seu dispositivo MikroTik via winbox .
No menu da lateral esqueda, vá em: Tools > Email .
Preencha os campos com as informações da sua conta do gmail e a senha de app:
1- Server: smtp.gmail.com
2- Port: 587
3- TLS: Start TLS
4- VRF: main
5- From: Nome para o remetente.
6- User: Email do remetente criada anteriormente.
7- Password: Senha de app geranda anteriormente (sem espaços).
Após preencher os campos de acordo com a configuração acima, salve as configurações e teste o envio de email para garantir que tudo está funcionando corretamente.
Script e agendamento para gerar e enviar backup.
No menu da lateral esqueda vá em: system > scheduler.
Na janela que se abriu clique no +, para adicionar um novo agendamento.
Posteriormente, uma nova aba irá abrir, nela prencha da seguinte forma:
1-Name: Nome para identificar o agendamento.
2- Start Date: Data da primeira execução.
3- Start Time: Horario da primeira execução.
4-Interval: Tempo de intervalo entre cada execução.
5- On Event: O que será realizado quando o agendamento for executado, resumindo é o script que criará e enviará os backups, esta logo abaixo.
OBS: Basta copiar o script de acordo com a versao do seu routerOS, e colar exatamente como está em on event. O script irá enviar para o email que foi castrado la em “user” da configuração do email.
Script para versão 6.x:
/log warning "Iniciando script de backup by: Deskpoint.com.br."
/log info "Criando o arquivo de backup."
/export hide-sensitive terse file=([/system identity get value-name=name ] .".rsc")
/ delay 3
/log info "Arquivo de backup criado."
/log info "Enviando o email com arquivo em anexo."
/tool e-mail send file=([/system identity get value-name=name ] .".rsc") to=[/tool e-mail get user ] body=("Responsavel: [email protected] \n\r\ Nome= ".[/system identity get name]."\n\r\ Endereco= ".[/ip address get value-name=address number=0]."\n\r\ Versao=".[/system package get value-name=version system]) subject=([/system identity get name] . " - " .[/system clock get date] . " By: Deskpoint.com.br ")
/delay 5
/log info "Email com arquivo enviado."
Script para versão 7.x:
/log warning "Iniciando script de backup by: Deskpoint.com.br."
/log info "Criando o arquivo de backup."
/export show-sensitive terse file=( [/system identity get value-name=name ] .".rsc")
/ delay 3
/log info "Arquivo de backup criado."
/log info "Enviando o email com arquivo em anexo."
/tool e-mail send file=([/system identity get value-name=name ] .".rsc") to=[/tool/e-mail/get user ] body=("Responsavel: [email protected] \n\r\ Nome= ".[/system identity get name]."\n\r\ Endereco= ".[/ip address get value-name=address number=0]."\n\r\ Versao=".[/system package get value-name=version routeros]) subject=([/system identity get name] . " - " .[/system clock get date] . " By: Deskpoint.com.br ")
/delay 5
/log info "Email com arquivo enviado."
/ delay 3
/log warning "finalizada a execucao do script de backup by: Deskpoint.com.br."
OBS. : Esse arquivo .rsc nao salva os úsuario/senha de acesso ao mikrotik, por isso preferimos usar esse formato de backup por questões de segurança. E também esse backup é exportado no formato texto, ou seja pode ser aberto facilmente e verificado cada linha de configuração.
Teste e finalização.
Uma forma facil de testar se esta tudo funcionando corretamente é mudar o “4-Interval “, colocar algo como 30 segundos (00:00:30) por exemplo. Assim o agendamento será executado, criando o arquivo e enviando o email.
Posteriormente basta conferir no log do proprio mikrotik se foi enviado
Após alguns instantes, o email enviado anteriormente deve chegar na caixa entrada também.
Conclusão:
Parabéns! Você configurou com sucesso o envio dos seus backups mikrotik para o gmail. Seus backups serão enviados automaticamente de acordo com o intervalo utilizado.
Se ainda tiver alguma dúvida ou problema durante o processo, não hesite em buscar ajuda adicional na nossa comunidade de suporte técnico.
Inscreva-se no nosso canal do YouTube e fique por dentro das melhores dicas de segurança na internet! Aproveite para melhorar a sua conexão e ficar mais seguro na web.
Duvidas criticas ou sugestões, nos envie uma mensagem clicando aqui.
Outros artigos que podem interessar.
A Pergunta “magica” que Resolve Qualquer Problema de Rede!
A gande maioria de “tecnicos”, ao se deparar com problema ou saem reiniciando, ou efetuando configuração aleatorias. Não deixe isso acontecer.
Como o DownDetector Ajuda Usuários e Provedores
O DownDetector é uma ferramenta valiosa tanto para usuários quanto para provedores de internet. Ela oferece uma visão rápida e realista de quais serviços estão enfrentando problemas, permitindo ações mais informadas e eficiente
Entendendo Ataques de DDoS: Guia Completo
Entendendo e Prevenindo Ataques de DDoS: Um Guia Completo Introdução: Neste tutorial, exploraremos o que são os ataques de
Manter o OSPF Após Update MikroTik v6 para v7
Muitos estão reclamando que ao atualizar o mikrotik da versao 6.x para a v7.x o ospf ou bgp esta caindo. saiba porque e como previnir.
Efetuar bloqueio do x.com em mikrotiks.
Como bloquear a rede X em mikrotiks v6 e v7 de forma eficiente. Lamentamos essa necessidade e defendemos aciduamente a neutralidade da rede.
SRCNAT, MAQUERADE e NETMAP, qual a real diferença?
Você conhece as diferenças entre srcnat, masquerade e netmap no Mikrotik? Aqui, exploramos o funcionamento de cada um, destacando suas principais diferenças.
Restaurar Export *.rsc no MikroTik: Guia Passo a Passo
Restaurar backups *.rsc não é simplesmente clicar no meu “restore”. É preciso saber algumas coisas para restaurar backups gerados a partir do “export”.
Tutorial: Enviar Backups mikrotik para o Gmail 2024.
Enviar backups direto do mikrotik ´para o gmail de forma automatica. Com o script ja pronto, basta copiar e configurar a frequencia que quer enviar os backups.
Criar conta google e um email do GMAIL.
Veja um passo a passo bem simples e detalhado de como criar uma nova conta google e um novo endereço de email no gmail.Com esse passo a passo é bem simples.
Internet lenta no Brasil.
Falhas no IX-SP, afetam usuarios de internet em todo o brasil. Numero alarmante de reclamações são registrados.
Monitoramento de rede: The Dude Passo a Passo! 1° Acesso.
Depois de instalar o the dude no mikrotik, vamos instalar o the dude cliente no windows. Aqui o passo a passo completo para não ter dificuldades.
Monitoramento de rede: The Dude Passo a Passo! INSTALAR.
Aprenda como instalar e utilizar o The Dude da mikrotik para monitorar sua rede e receber alertas instantâneos sobre quaisquer problemas que surjam.
CGNAT no Mikrotik com Script para configurar tudo.
Com esse script para autamatizar, configurar, e adicionar todas as regras para seu CGNAT no mikrotik, tudo fica muito fácil.
NAT! Network address translation, como funciona.
NAT (Network address translation). Como o nat funciona, mascarando ips internos ou redirecionando portas ou ips para acesso externo.
Geoffrey Hinton Sai do google e alerta sobre perigos da IA!
Padrinho da Inteligência Artificial Geoffrey Hinton sai do google para alertar sobre riscos à humanidade! Mais preucupante que mudanças climaticas. AFIRMA
Como Configurar Cache DNS Mikrotik! Internet mais rápida.
Ativar o cache DNS no mikrotik pode ser uma boa idéia para melhorar a velocidade da internet principalmente em regiões com a latencia alta.