Monitoramento de rede: The Dude Passo a Passo! INSTALAR.

O que é o “THE DUDE” da mikrotik.

O “The Dude” da MikroTik é uma plataforma de monitoramento de rede e dispositivos que oferece uma ampla gama de recursos. Ele permite que você acompanhe o desempenho e o status de seus equipamentos na rede de maneira eficiente. O software permite monitorar diversas informações cruciais, como latência, disponibilidade e largura de banda…

Uma das características notáveis do “The Dude” é a capacidade de enviar alertas em várias formas. Isso inclui alertas sonoros para notificá-lo instantaneamente sobre quaisquer problemas emergentes. Além disso, o sistema é capaz de enviar alertas através de e-mail, notificações via Telegram entre outras formas.

Além disso a licença e de graça, e tem uma interface gráfica fácil de entender.

Em resumo, o “The Dude” da MikroTik é uma solução abrangente de monitoramento. Possibilita o acompanhamento contínuo do desempenho e disponibilidade da rede. Sendo assim ajuda a garantir a estabilidade e a eficiência de seus sistemas.

Mapa the dude

Equipamento para instalar o “THE DUDE”.

RB750GR3 para dude

É um programa relativamente “leve”, o que o torna eficaz sem exigir hardware robusto. Já testemunhei instalações monitorando mais de 300 pontos em uma máquina virtual com apenas 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, sem quase não usar os recursos.
Uma dica para pequenos provedores é implementá-lo em um MikroTik RB750Gr3. Para aumentar o espaço, um pendrive ou cartão de memória de 4 GB. Embora seja possível instalá-lo em um dispositivo MikroTik da rede que suporte o pacote. Contudo, essa não é a abordagem recomendada em termos de boas práticas.

É importante notar que nem todos os dispositivos MikroTik são compatíveis com este pacote. Se for comprar um, antes verifique se é possível a instalação do pacote.

Além disso, o ‘The Dude’ pode ser instalado em uma máquina virtual (VM) ou um PC. Porem, requer que o sistema operacional da VM ou do PC seja o próprio MikroTik.

Download e instalação.

Primeiro é obter o pacote no site oficial da MikroTik. No entanto, certifique-se de que a versão do pacote ‘The Dude’ corresponda à versão do MikroTik RouterOS em que você planeja realizar a instalação. Do contrario o pacote não será instalado.

Verificando a versão do RouterOS.

Existem várias maneiras de descobrir a versão do RouterOS instalada. No entanto, a forma mais simples é encontrá-la diretamente no topo da janela do Winbox. Isso elimina a necessidade de navegar por menus e a informação é prontamente visível e clara.”

Com isso, ir ao site da mikrotik, na sassão de download ( https://mikrotik.com/download ). Posteriormente identificar as versões disponiveis para download.


1- Grupo de versões.
2- Setas para expandir ou retrair os grupos.
3- Versão atual.

Caso a versão no seu mikrotik não esteja na lista, o mais fácil é atualizar o mikrotik para uma das versões disponíveis. Porem em outro artigo mostrarei como baixar outras versões.

Hora de baixar o pacote.

Deve observar a arquitetura, Se não souber, basta conferir com winbox, no mesmo local que a versão, no final da linha. A RB750GR3 tem arquitetura MMIPS.
Na linha de “Extra packages”, clique sobre o icone do disquete para iniciar o download.
Após clicar, escolha onde salvar e espere o download terminar.

Instalar o pacote the dude no mikrotik.

O pacote vem dentro de um arquivo .zip. É necessário extrair o pacote para depois enviar ao mikrotik. Após extrair, copiar o pacote ( CTRL + C ).

Após copiar o pacote, acessar o mikrotik via winbox. Abrir o menu “Files”. E posteriormente, clicar sobre o ícone de um disquete. Agora basta aguardar o fim do upload do arquivo.

Ao finalizar o upload, deve reiniciar o mikrotik. A versão e a arquitetura estando corretas, o pacote será instalado automaticamente durante a inicialização.

Para confirmar que foi instalado, basta acessar e procurar pelo menu: “Dude”. Se aparecer como na imagem o pacote foi instalado com sucesso. Caso, não apareça, verifique a versão e a arquitetura.

Instalação finalizada.

Depois de finalizar a instalação precisamos ativar o pacote, e começar a configuração do que será monitorado. Porém isso fica pro proximo artigo.

Até a proxima, e obrigado.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e fique por dentro das melhores dicas de segurança na internet! Aproveite para melhorar a sua conexão e ficar mais seguro na web.
Duvidas criticas ou sugestões, nos envie uma mensagem clicando aqui.

Artigos da serie passo a passo sobre o the dude.