Internet Das Coisas, Fique esperto!
Uso equivocado.
O termo “Internet das Coisas” (IoT do ingles “Internet of Thinks”) vem sendo cada vez mais usado equivocadamente. Muitas pessoas acham que “Internet das Coisas” é alguma tecnologia de transmissão específica, como Wi-Fi, 5G, Bluetooth ou Fibra, quando na realidade, é um termo que abrange todas essas tecnologias. “Internet das Coisas” não é um protocolo ou uma tecnologia específica, mas uma forma de conectar dispositivos em uma rede para que eles possam se comunicar.
Uma grande preocupação sobre o uso equivocado do termo . “Internet das Coisas” é que até mesmo a Inteligências Artificial, como da OpenAI por exemplo (que convenhamos, é de extrema eficiência.) está se confundindo e afirmou em uma conversa que tive, que dispositivos conectados via Wi-Fi não podem fazer parte da . “Internet das Coisas” por estarem conectados via wi-fi. Isso é errado, pois, como dito acima, é apenas um termo que descreve uma forma de conectar dispositivos, e uma das tecnologias mais usadas para isso é o Wi-Fi.
Atenção a segurança na internet.
Outro ponto relevante é que, é preciso ter cuidado com a segurança dos dispositivos conectados, pois qualquer falha de segurança pode afetar toda a rede. Pois a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e é importante que todos entendam seu verdadeiro significado para que possam usá-lo da melhor forma possível.
Entenda.
Portanto, o termo “Internet das Coisas” não se refere a qualquer tecnologia específica, como Wi-Fi, 5G, Bluetooth ou Fibra, mas à conexão de dispositivos em uma rede para que eles possam se comunicar. Além disso, é importante que todas as pessoas entendam sua importância e tomem medidas de segurança para proteger tanto as redes quanto os dispositivos conectados a elas.
Não compre o que não existe.
A Internet das Coisas (IoT) não é um produto, um serviço ou qualquer tecnologia avançada especifica. É simplesmente um termo utilizado para se referir à utilização da internet por diferentes dipositivos. É importante ficar atento à publicidade enganosa de empresas que usam tais termos para enganar o consumidor e cobrar preços abusivos por seus produtos e serviços. Uma simples pesquina no google por internet das coisas, mostra varias empresas de certa forma, vendendo isso. Não é errado usar o termo na decrição do produtos ou serviços, porem se tentar tratar como se fosse um produto ou serviço especifico… CUIDADO!!!
Inscreva-se no nosso canal do YouTube e fique por dentro das melhores dicas de segurança na internet! Aproveite para melhorar a sua conexão e ficar mais seguro na web.
Duvidas criticas ou sugestões, nos envie uma mensagem clicando aqui.