Estoque para emergências na rede de um provedor.
A internet nos dias de hoje é indispensável.
A internet está se tonando cada dia mais essencial. Sendo assim, qualquer problema que interrompa a conexão, deve ser resolvido rapidamente. Provedores de acesso à internet (ISP) não tem tempo de ficar simplesmente esperando enquanto milhares de clientes estão com problema na conexão com a internet.
Futuro é incerto. Esteja preparado.
Como diz o ditado: ” Os problemas não são previsíveis. Más é previsível que terá problemas!”. E são incontáveis fatores que podem chegar a danificar um equipamento de rede. Não importando o valor, a marca ou o modelo… Todos estão sujeitos a fatores externos.
Não fica caro ter um estoque para emergências.
Quando ocorrerum problema, é necessário ter disponível um equipamento. Que seja equivalente ou até mesmo superior. Devemos ser capazes de substituir os equipamentos danificados sem a necessidade de ficar esperando que um fornecedor de equipamentos se desdobre para enviar o equipamento. Além de problemas não terem hora para acontecer.
Padronize a sua rede
De início pode parecer que ficará caro. E imaginar comprar equipamentos só para ficarem guardados. Vai ser, se o provedor de internet usar marcas e modelos de equipamentos completamente aleatórios. Porem estruturando e padronizando a rede do provedor, fica fácil identificar o que é realmente necessário para resolver os problemas que virão. Com a rede organizada é possível analisar a capacidade dos equipamentos e ter um pequeno estoque que seja capaz de suprir qualquer problema que possa ocorrer.
Esse estoque pode trazer mais ganhos que custos.
Ser capaz de resolver qualquer problema, a qualquer hora, sem nenhuma dependência de terceiros, fará com que seu provedor consiga entregar um bom SLA (Service Level Agreement, no original, ou Acordo de Nível de Serviço, em português), e evitar o cancelamento de clientes, além de trazer destaque da concorrência. E considerando apenas os fatores de reduzir a taxa de cancelamento e destaque da concorrência já faz com que os custos para montar o estoque de emergência tragam maiores retornos do que os custos. Sendo assim, não terá sido caro.
Para entregar um bom serviço, devemos nos colocar no lugar do cliente. Quando um problema nos afeta, corremos atras para resolver. Quando o nosso cliente está com problemas, devemos fazer o mesmo. E não é certo julgar a prioridade do cliente pela sua forma de usar a internet, afinal a rede deve ser neutra e sua função é simplesmente transportar os dados de um ponto a outro. Não é função da rede julgar os dados que o usuário está transmitindo. E os técnicos, os proprietários, atendentes de um provedor, são de certa forma parte da rede.
Obrigado por ter lido até aqui. Sei que esse artigo ficou longo e um pouco chato. Espero que repense sobre como resolver mais rapidamente os problemas. Que entenda que ter um equipamento parado esperando por possíveis problemas, pode trazer mais retornos que gastos. E por mais que possa atender a regiões isoladas e não se importar com o cliente… Saiba… Mais cedo ou mais tarde a concorrência vai chegar. Então se antecipe aos problemas.
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