DDoS: O que é?

De forma simples, o DDoS é um ataque, em que um atacante gera uma quantidade enorme de trafego para um alvo, dessa forma ultrapassa a capacidade física e/ou logica causando indisponibilidades dos alvos. Um exemplo é uma ataque gerando um trafego de 30gbs para um alvo em uma rede com links na faixa de 5gbs de capacidade, esse ataque supera em 5 vezes a capacidade do provedor e consegue parar toda a rede.
Um tipo de ataque DDoS que infelizmente tem se tornado comum é o a pequenos provedores. Esses ataques geram trafego bem acima da capacidade do provedor, dessa forma afetando todos os clientes do provedor. E apesar desse provedores que são alvos desses ataques geralmente acusarem os concorrentes, boa parte das vezes não é esse o caso: provedores de serviços ant-ddos, consultores interessados em vender serviços, entre outros também utilizam desse ataque para conseguirem mais clientes, e cobrando valores exorbitantes com a promessa de resolver este problema cada vez mais comum.

Nessa serie de posts vamos abordar esse assunto. Vamos conhecer melhor os cenários de um ataque desse tipo, como acontecem, os porquês desses ataques, e algumas formas de baixo custo para minimizar os impactos na rede, Também algumas formas mais complexas para mitigar completamente a maioria dos DDoS.