Por que a internet cai tanto, e fica tão lenta?

Normalmente esses símbolos mostram que o dispositivo não esta conectado no wifi, e isso provavelmente é um problema na rede local ou ate mesmo no roteador, e não necessariamente na internet do provedor. Então o primeiro a se fazer, é verificar o roteador (se esta ligado, se antena não esta fora da posição, se as “luzinhas” estão acessas, tentar com o dispositivo mais perto do roteador); talvez até desligar o roteador por 1 minuto e religar novamente resolva o problema. Assim já resolve vários problemas em 1 ou 2 minutos, sem depender de passar horas no telefone esperando atendimento dos técnicos do provedor.
Se ainda assim esses símbolos continuarem é sempre uma boa ideia testar em outro dispositivo, isso vai mostrar se o problema é no roteador ou no dispositivo que não consegue conectar. e Se esse problema também acontecer nos outros dispositivos, ai sim talvez seja hora de tentar falar com o suporte do provedor.

Também muito importante no wifi é a intensidade do sinal, pois o wifi é literalmente como uma conversa que temos com uma outra pessoa, se essa pessoa falar baixo demais não iremos ouvir nem entender, e logo teremos que ficar pedindo que repita as frases, é exatamente isso que acontece quando o sinal do wifi esta ruim, acaba tendo uma perca de pacotes( pacotes é a forma como os dados são transmitidos pela rede, é como se fosse uma carta que enviamos). Isso gera a sensação que a internet esta lenta ou caindo, mas na verdade são aos pacotes que estão sendo trocados entre dispositivo e roteador que estão sendo perdidos, e com isso tem que ser solicitados novamente.
E sendo a nossa rede local nossa responsabilidade, normalmente ligar para o provedor não vai resolver muita coisa, além de vários provedores cobrarem a visita se o problema não for nos serviços que eles fornecem (normalmente a responsabilidade do provedor é apenas ate o roteador). Sem contar que já via alguns que até aproveitam a situação pra empurrar um roteador deles mesmo pelo dobro do preço q realmente custa. Pode ser uma boa ideia procurar um técnico independente para instalar um roteador adicional nessa situação, que além de ficar mais barato, resolveria de vez esse problema.

Mesmo com o sinal bom ou até muito bom, ainda não estamos livres dos problemas do wifi, um dos problemas mais comuns na conexão do nosso dispositivo com o roteador mesmo quando o nosso sinal esta no máximo, é o fato de que os roteadores meio que “balanceiam” todas as conexões wifi ativas,( é como uma sala de aula, onde o professor passa a matéria no ritmo que o aluno mais lento consegue aprender).
Assim se um smartphone esta com uma excelente conexão, porem nesse mesmo roteador tem um outro smartphone com uma conexão muito ruim (mesmo que esse dispositivo não esteja usando a internet e esteja apenas conectado), a conexão do outro dispositivo (bom) ficará quase tão ruim quanto a do dispositivo que tem a conexão ruim, basta desconectar esse dispositivo com a conexão ruim, que perceberá o quanto a internet vai melhorar.
Ainda com o sinal bom ou até excelente pode haver o problema com interferência( ou ruído ), que seria algo parecido a duas pessoas tentando conversar dentro de uma salão em meio a uma grande festa, com um som auto e varias pessoas falando ao mesmo tempo; essa interferência gera uma perda de pacotes parecida com a de quando o sinal esta ruim, mesmo o sinal estando excelente; e esse problema seria facilmente solucionado acessando as configurações do roteador e mudando o canal do wifi. Os manuais que vem junto dos roteadores mostram como fazer isso facilmente, e caso não tenha o manual basta uma pesquisa rápida na internet com a marca e modelo do roteador para encontrar.
Nessas duas situação anteriores, o mais interessante é fazer um teste simples como o a seguir: